domingo, 24 de dezembro de 2017

Japão XXI...

...Nara, foi capital do Japão durante 74 anos (a partir do ano de 710). Nessa altura, a cidade cresceu e tornou-se um centro Budista no país. Ainda hoje abriga templos importantíssimos e dos mais antigos do Japão.
 
Como Nara dista cerca de uma hora de Kyoto, lá fomos nós no nosso transporte preferido: o Shinkazen... Mas, andámos muito, subimos, subimos... 
 



... e o primeiro templo que encontrámos foi Kofuku-ji

 


 
O Templo Kofuku-ji é budista, sede nacional da escola Hassõ e um dos oito Monumentos Históricos da Antiga Nara inscritos na lista de patrimónios mundiais da UNESCO.
 
No ano de 784,o Imperador Kanmu decidiu transferir a capital para Nagaoka-kyo e posteriormente verificou-se uma outra mudança, em 794, para Heian-kyo (atual Kyoto), marcando o início do período Heian.
 
Os templos de Nara permaneceram poderosos apesar da mudança da capital política. Foi dado o nome de Nara sinónimo de nanto (Capital do Sul), em oposição a Heian, situada no norte.
 
Quase no final do período Heian, Tira no Shigehira recebeu uma ordem do pai (Taira no Kiyomori) para diminuir o poder, principalmente dos templos de Kofuku-ji e Todai-ji por apoiarem um grupo de oposição liderado por Mochihito. Na sequência desta decisão, surgiu um conflito entre o clã Taira e os templos de Nara em 1180, data do incêndio (fogo posto...) no Kofuku-ji e Todai-ji, tendo resultado a perda de muitos dos edifícios pertencentes.
 
Depois, passeámos pelo Parque de Nara, onde nos derretemos com os cervos (para os japoneses: Shika e para nós: Bambis...!!!). Os cervos são considerados Mensageiros dos Deuses no xintoísmo.

 
 


 








Seguimos para...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário