quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Japão X...

... agora já em Nikko...







...começámos por visitar um templo xintoísta: Futarasan-jinja. Neste templo estão consagradas três divindades Okuninushi, Tagorihime e Ajisukitakahikone.

 





Seguimos para Toshogu Shrine... 



O templo original de cinco andares foi doado por um daimyo (significa um poderoso senhor de terras no Japão pré-moderno, que governava a maior parte do país a partir das suas imensas propriedades herdadas) em 1650, mas foi queimado durante um incêndio mas reconstruído em 1818.
 
Cada andar representa um elemento: terra, água, fogo, vento e éter (ou vazio) , por ordem crescente.
 
 
Templo dedicado a Tokugawa Ieyasu (1524-1616), o fundador de xogunato Tokugawa , que regeu o Japão durante mais de 250 anos, até 1868.
 
A generosa decoração deste complexo templo, consiste em mais de uma dúzia de edifícios inseridos numa magnífica floresta. Toshogu Shrine contém elementos não só do Budismo, mas também do Xintoísmo. Esta situação era habitual até ao período de Meiji (quando Shinto foi deliberadamente separado do Budismo).
 
 
 
O estábulo dos cavalos sagrados deste templo exibe uma escultura que transmite um símbolo tradicional na cultura chinesa e japonesa: Os Tês Macacos Sábios  -  não ouvem, não falam e não veem nada de mal.




Hora de orar...







A Ponte de Shinkyo ou Ponte Sagrada cruza o rio Daiya e pertence ao Templo Futarasan. É conhecida como uma das três pontes mais bonitas do Japão e encontra-se na entrada de Nikko. Tem 28 metros de altura e 7,4 metros de largura. Foi considerada como património mundial em dezembro de 1999.
 
 
Curiosidade: Conta a lenda que um sacerdote, chamado Shodo, e os seus seguidores subiram o Monte Nantai em 766 a fim de orarem pela prosperidade do país. No entanto, eles não podiam atravessar o fluxo rápido do rio Daiya. Então, Shodo orou e apareceu-lhe um deus (Jinja-Daiou) de 3 metros de altura e com duas cobras enroladas em volta do braço direito. Jinja-Daiou libertou as cobras azul e vermelha e elas transformaram-se numa ponte parecida com o arco-íris e coberta com juncos. Assim, foi possível Shodo e os seguidores atravessarem o rio.

Sem comentários:

Enviar um comentário