domingo, 17 de dezembro de 2017

Japão XX...

...Ryoan-ji em Kyoto.

É um templo zen localizado no noroeste de Kyoto. A propriedade onde está localizado foi propriedade do clã Fujiwara, no séc. XI. Também é conhecido por Templo do Dragão à Paz.


 Neste templo podemos visitar um belíssimo jardim zen. As dimensões do Jardim Seco do Ryoan-ji o de 25 por 10 metros. Nele estão colocadas quinze pedras de tamanhos diferentes, cuidadosamente colocadas em cinco grupos: um grupo com cinco pedras; dois grupos de três e dois grupos de duas pedras. As pedras estão colocadas por cima de cascalho branco, que é cuidadosamente limpo diariamente pelos monges.
 

 



 


  
 

Como qualquer "obra de arte", também o jardim artístico do Ryoan-ji é alvo de diversas interpretações. Alguns acreditam que o jardim representa "um tigre a transportar os filhotes através de um lago ou de ilha no mar"; outros acham que se trata de "um conceito abstrato sobre segredos da geometria nas regras de equilíbrio dos números ímpares"... Mas também há quem diga que "não simboliza nada nem tem o valor de reproduzir uma beleza natural", assim se expressou o historiador Gunter Nitschke.


Seja lá como for, é um jardim muito bonito, tranquilo e para o qual olhamos e interpretamos de acordo com os nossos próprios padrões de estética.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário