sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Andaluzia - II...

...Mesquita de Córdova ou Catedral de Córdova data do séc. X, quando a cidade atingiu o seu apogeu, sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica. Naquela época, a cidade de Córdova era a mais próspera da Europa.

Esta Catedral é um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã, tendo sido consagrada, como catedral cristã, no mesmo ano em que a cidade foi reconquistada: 1236.










 Curiosidade: A Catedral foi construída por Abd-al-Rahman num lugar onde anteriormente tinha havido um templo cristão. A mesquita maior (ou: mesquita Aljama) é um monumento de grande importância na arte hispano-muçulmana, onde se podem encontrar vários períodos artísticos através das ampliações a que foi sujeita.
A primeira mesquita apresenta uma planta quadrada com 79 metros de lado, dividindo-se em duas partes iguais: a meridional que tem a função de sala de orações e a setentrional um pátio. 
A forma menos comum de orientar a qibla (é a designação islâmica para direção da Caaba em Meca para onde devem ser dirigidas as orações) e o mihrab para sul, é explicado pela influência de mesquitas sírias, para as quais a orientação para Meca ficava a sul. 
A mihrab de Córdova

Sem comentários:

Enviar um comentário