quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Cidade Livre de...

...Christiania (em dinamarquês: Fristaden Christiania). É uma comunidade independente e autogestionada com cerca de 850 habitantes. Cobre uma área de 34 hectares e situa-se no bairro de Christianshavn, Copenhaga.


As autoridades dinamarquesas consideram esta área como uma grande comuna e com um estatuto único: é regulada por uma lei especial - Lei de Christiania - de 1989. Esta comuna foi criada numa área militar desativada em 1971 (Badsmandsstraedes Kaserne)  e desde sempre tem sido alvo de controvérsia.
 



O comércio de cannabis foi aceite pelas autoridades até 2004. Desde essa data, as medidas para normalizar o estatuto jurídico da comunidade tem levado a alguns conflitos e as negociações ainda estão em curso. A verdade é que é pacífica a entrada nesta comuna. Aparentemente não se vê consumo de estupefacientes, mas... inala-se um certo odor...
 
 

A população é maioritariamente hippies, anarquistas, artistas e músicos. Digamos: gente alternativa é o que mais se pode observar.






Christiania tem um infinito número de atrações artísticas e uma intensa vida cultural. A arquitetura individualista e pitoresca, bem como a planta da comunidade, são as expressões e marcas de um estilo de vida alternativo lá representado.
Todos os tipos de serviços passaram a ser introduzidos e oferecidos à população ao longo dos anos: desde a recolha de lixo e limpeza das ruas, até aos serviços de correio e escola. Não há contratos de arrendamento nem propriedades de imóveis. Assim, cada um mantém uma relação muito pessoal com a casa onde habita.
A resolução de conflitos e problemas comunitários é feita democraticamente e baseada em consenso geral, de modo que cada indivíduo possui responsabilidade na manutenção da ordem no âmbito da comunidade. Não existe polícia, em vez disso organizam-se reuniões e encontros de caráter diverso com o objetivo de se tomarem decisões a favor da comunidade e de se proporem intervenções sempre que necessário, podendo um membro receber como Penalidade Máxima a exclusão permanente da comunidade






Assim se vive em Christiania e daqui se avista Vor Frelses Kirke.

Sem comentários:

Enviar um comentário