sexta-feira, 15 de abril de 2016

Hanói - VIII

Para me despedir das postagens de Hanói, quero deixar (mais) algumas pequenas curiosidades.
 
Os vietnamitas são seguidores de Feng Shui. Trata-se de uma corrente de pensamento analítico com uma tradição de mais de 4000 anos. Foram os mestres chineses que o estruturaram, porque consideraram que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada da sua própria vibração. Constataram que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu redor poderiam agir de modo benéfico para o corpo e mente, enquanto outros poderiam ser prejudiciais. Compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer os utilizadores.
 
Quando visitamos um Templo, podemos ver que na entrada (ainda no exterior) poderá haver um enorme Bonsai ou até mesmo vasos com laranjeiras. Servem, na filosofia de Feng Shui, para proteger o templo dos "malefícios" exteriores.
 
 
Mas... vejamos outras curiosidades pelas ruas de Hanói...
 
Não é de todo incomum ver uma cadeira virada para uma parede (muro) em frente de um espelho. Para que serve...? Pois nada mais, nada menos do que para algum vietnamita se afeitar ou acertar as pontas... Digamos que é a barbearia em open space...
 
 
Mas há mais...
Motas para venda...
 
O cauteleiro que tenta vender a sorte sentado...

Um relógio que "nasceu" numa árvore para nos indicar o tempo...
Jardineiras vietnamitas...


Bodas de casamento é coisa que não falta... em qualquer coisa, a qualquer dia...
 
E esta, hein...? Nalgumas lojas só deixam entrar que se descalça à porta...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário