segunda-feira, 11 de abril de 2016

Hanói - IV

De Pagode em Pagode... lá andámos.
Pagode do Pilar
 
O nome original deste Pagode era: Pagode de Dien Huu, que significa: felicidade permanente e boa sorte. Foi construído em 1049, durante o reinado do Imperador Ly Thai Tong. Segundo a lenda, este Imperador não tinha filhos e costumava ir aos pagodes para pedir a Buda que lhe desse um filho. Uma noite ele sonhou que Buda lhe entregava um filho numa flor de lótus. A verdade é que uns meses depois a rainha deu à luz um filho e o Imperador mandou construir este Pagode só com um pilar como referência à forma de um lótus que lhe tinha aparecido no sonho e em homenagem a Buda. Na parte inferior do Pagode, o pilar tem a forma de uma flor de lótus. E, tal como uma flor de lótus, o Pagode está dentro de um pequeno lago artificial, cercado por jardins.
Dentro do templo, pode-se ver o altar em honra de Buda onde (segundo a tradição vietnamita) os casais que querem ter filhos devem ir fazer uma oferta. As mulheres recém casadas oferecem frutas e incenso a Buda para serem abençoadas com a fertilidade no casamento.
Dali seguimos para o Pagode Tran Quoc...

 

 
Este Pagode começou a ser construído em 541 e foi concluído no ano de 545, período que corresponde ao reinado do Imperador Ly Nam De. O nome original deste Pagode era: Khai Quoc, que significava fundador nacional e a sua localização original era nas margens do Rio Vermelho. No século XVII, o Imperador Le Kinh Tong mudou o nome e a localização, devido ao perigo de colapso do Pagode por causa do rio. Em 1989 o Pagode Tran Quoc (que significa: defesa nacional) foi reconhecido como monumento de interesse nacional.
 A estrutura do Pagode é pequena, mas alta. Foi construído seguindo os desenhos budistas. É constituído por tantos níveis quanto os estados budistas. Isto é: 11. Os onze níveis perfazem um total de 15 metros de altura. Cada um, por sua vez, tem 6 portas guardadas por uma estátua de Amitabha (um dos Cinco Budas da Meditação. É o Buda principal da família de Lótus), forjado com pedras preciosas.
 
E depois... de Templo em Templo...
Qualé a diferença entre estes dois tipos de "monumento"? O Templo é local de culto religioso  - Buda; o Pagode para o culto de um herói.
Eis que chegámos ao  Templo Quan Thanh
 
 
Trata-se de um templo taoista, datado do século XI. Foi criado durante o reino de Lý Thái Tổ (1010-1028) em honra do general Thien Tran Vu, um dos quatro defensores do norte do país, divindade taoista e que domina o altar e cujos símbolos são a serpente e a tartaruga.
A fachada do templo tem três portais em pedra, característico da imagem habitual da arquitetura tradicional dos pagodes e templos vietnamitas. O nome do templo está inscrito no topo do portal principal.
 
Curiosidade: Taoismo (também designado por Daoismo) é uma tradição filosófica e religiosa chinesa que enfatiza a vida em harmonia com o Tao. A designação chinesa significa « caminho », « via » ou « princípio », e também pode ser encontrado noutras filosofias chinesas. O termo taoismo significa especificamente a dinâmica e a força motriz por trás de tudo o que existe.
 Seguiu-se o Templo da Literatura.
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 O Templo da Literatura foi foi mandado construir por Ly Thanh Tong em honra de Confúcio, no ano de 1070. Este templo é famoso porque também foi a primeira Universidade do Vietname ou Academia Imperial para o ano de 1076. Este é um dos poucos locais no país dedicado ao filósofo chinês Confúcio, pois o país é essencialmente budista.

 Inicialmente, o uso da universidade ou academia era restrito aos príncipes imperiais e nobres do país. Mais tarde, foi permitido o  acesso aos estudantes que mais se destacavam no país. A universidade funcionou durante 700 anos e diz-se que a dificuldade era tal que apenas um pequeno número de alunos foi capaz de obter as melhores notas.

O nome desses alunos foi esculpido em 116 estelas de pedra para a posteridade. Esses nomes estão preservados nos pátios do Templo. As estelas estão sobre uma tartaruga (simbolo da longevidade na cultura vietnamita) também de pedra. É um bom presságio (boa sorte) tocar na cabeça de todas as tartarugas.

Curiosidade: Os princípios de Confúcio baseavam-se nas tradições e crenças chinesas mais comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos por parte das crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti".  
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário