sexta-feira, 29 de abril de 2016

Voltemos a Hue...

...porque há uma facto interessante a referir.
 
A explicação emotiva do "nosso" Pepe.
 
No Pagode Thien Mu encontrámos o carro utilizado por um  monge Mahayana (um dos dois ramos do Budismo): Thich Quang Duc. Ele imolou-se numa manifestação, a 11 de junho de 1963, em Saigão, contra a perseguição dos budistas e violação da liberdade religiosa por parte do governo sul vietnamita liderado por Ngô Dình  Diêm. Logo que saiu do carro, o monge sentou-se em posição lótus e queimou-se até à morte.
 
 
Esta fotografia de Malcolm Brown testemunhou o ato de Thich Quang Duc pelos quatro cantos do mundo (ou quase...) e John F. Kennedy referiu-se a ela da seguinte forma: Nenhuma imagem na história gerou tanta emoção pelo mundo, como esta.
 
Este ato de Thich Quang Duc fez aumentar a pressão internacional sobre Ngô Dình  Diêm, tendo sido levado a anunciar reformas com o intuito de amenizar os budistas. No entanto, essas reformas prometidas não chegaram a ser implementadas, provocando uma deterioração das relações com a religião em causa. Muitos foram os protestos e vários monges seguiram  o exemplo de Quang Duc e também se imolaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário