quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Países Bálticos - XVI...

...continuamos por Vilnius.

Igreja de S. Pedro e S. Paulo (mausoléu Barroco) ornamentada, no interior, por 2 000 figuras de estuque branco representando anjos, demónios, cenas bíblicas e histórias. É dedicada a Michal Kazimierz Pac (1624-1682) que era um abastado nobre lituano, militar e governador da província de Vilnius. É considerada como um monumento à paz.


Candelabro em forma de barco.
 Evoca a profissão de S. Pedro como pescador.
Foi feito em contas de vidros por letões em1905. 



 

Deus...

 Mas nem sempre reinou a paz nestes países bálticos.

Igreja de S. Casimiro, foi a primeira igreja Barroca na cidade. Foi construída pelos jesuítas (1604-1635) e destruída três vezes por incêndios. Foi igreja ortodoxa e durante a I Guerra Mundial serviu de igreja luterana para o exército alemão. Posteriormente, voltou para os jesuítas e foi restaurada, mais uma vez, em 1920. A partir de 1963, foi usada pelos soviéticos como museu do ateísmo... Finalmente, em 1991 foi novamente consagrada.

Igreja ortodoxa de S. Nicolau, situada na Cidade Velha, originalmente de estilo Gótico, foi construída em 1514 e passou a pertencer aos Uniatas ou Católicos Gregos em 1609, antes de sofrer algumas alterações em estilo Barroco, entre as quais o campanário.

 

 

Muito bonita!

Sem comentários:

Enviar um comentário