quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Países Bálticos - IX...

...continuando em Riga.


A Catedral de Riga é uma igreja protestante e foi construída em 1211. É considerada a maior igreja medieval nos países bálticos. Foi fundada como Igreja de Sta. Maria pelo bispo Albert von Buxhoevden, tendo-se tornado a sede de três poderes: da Igreja, da Câmara Municipal e do castelo.
Exibe uma variedade de estilos: o altar e o cruzeiro oriental são românicos, com um tecto em cruzaria de ogivas e filas de janelas semicirculares; os acrescentos neogóticos mais simples, caracterizam-se por arcos quebrados, grandes janelas e abóbodas. O frontão oriental e a torre são do estilo Barroco do séc. XVIII. 












O órgão foi construído em 1882-1883 e é composto
por 4 teclados manuais e um de pedais, com sete mil tubos.

 Os claustros e jardins da Catedral:






Cabeça de pedra de Salaspils
Não se sabe muito sobre a história desta pedra estranha. Diz-se que um camponês a encontrou quando estava a arar um campo em 1851. Levou-a , juntamente com outras, a um pedreiro. Mas, quando o pedreiro se deu conta de que a rocha tinha sido esculpida para se assemelhar a uma cabeça humana, enviou-a ao museu da Catedral de Riga.
Eu, pessoalmente confesso: não sei quem era, mas imediatamente me fez lembrar um antigo político do PS e posterior ministro e posterior Presidente... A quem me estarei a referir? Hein...?

As muralhas de Riga e o Baluarte.




A Porta Sueca é a única que resta das oito portas da cidade e foi construída em 1698 durante o domínio sueco em Riga.

Sem comentários:

Enviar um comentário