sábado, 14 de maio de 2016

Continuando pelos...

...Templos. Desta vez o Templo de Ta Prohm.

Trata-se de um templo Khmer do final do século XII e foi mandado construir pelo já nosso "conhecido" rei Jayavarman VII. Na origem, o templo tinha um outro nome: Rajavihara  (mosteiro real). Serviu como mosteiro budista, tendo alojado cerca de 12 640 pessoas.
 
O Templo foi encomendado (em 1186) pelo rei para o dedicar à mãe. A imagem principal do templo descreve a Deusa da Sabedoria Prajñãpãramitã e modelado de acordo com a imagem da mãe do rei.
 
 
 
 
 
A fama deste templo deve-se a ter sido um dos poucos a ser  "resgatado da selva" .


 









 
 
Também os monges têm telemóvel e tiram fotos como qualquer turista ou... viajante.

 Menina de olhos doces por quem senti ternura logo que a vi. Pareceu-me que tinha sido recíproco, porque andou ao meu lado durante grande parte do percurso para me vender uma pulseira. Sempre com uma vozinha doce e meiga. Eu, cheia de "mentalidade ocidental", achei que a menina (talvez cinco anos...) era explorada pela família e não quis contribui para tal. Quando, na realidade cambojana, esta é uma situação "normal". Como não cedi e ela se fartou de me bajular, acabou por dizer com uma voz irritada e já mais grossa "Silly!!!".
 
Mas ainda no passeio pelos templos pudemos ver outras crianças brincando com o "nada", ou melhor: com a natureza. Sorrindo, felizes.
 
 
E músicos tocando para quem passava. Mostram aquilo que sabem fazer e de que se orgulham. Querem que os conheçamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário