terça-feira, 15 de julho de 2014

Em Florença, Palácios não faltam...

...e nós também não lhes faltámos...!

Desta vez tínhamos mais um no nosso programa: o Palácio Pitti.


É um Palácio enorme no estilo renascentista. Foi mandado construir pelo banqueiro Luca Pitti (em 1457) com a intenção de suplantar o Palácio dos Médicis. Era intenção mostrar a riqueza e poder. Mas... a vida dá muitas voltas e... os Médici acabaram por comprar este belíssimo Palácio quando o seu elevado custo levou os herdeiros da família Pitti à falência. Pois nunca se diga que se está bem e tem tudo...!!! What a pity...!!!
 




Em 1550 tornou-se a principal residência dos Médici e dos seguintes governantes de Florença.
 
Também foi usado como base militar de Napoleão no século XIX e serviu de residência oficial dos reis da Itália durante um curto período de tempo.
No início do século XX  Vitor Emanuel II doou o Palácio ao povo italiano, juntamente com o seu conteúdo: imensas obras de arte. Pinturas de Rafael Sanzio, Ticiano, Corregio, Rubens, Giovanni Fattori, Caravaggio... e belíssimas esculturas.
 
Também os jardins são espetaculares. Os Jardins de Boboli...por onde andámos, andámos... procurámos lugares referenciados... sentámo-nos... apreciámos... vimos uma garça (real?) comer um peixinho com requintes de malvadez mas tendo ficado saciada...assistimos a um pedido de noivado com anel de diamante e tudo...

 
 

 
 
Mas o que procuro eu...?
 
A Gruta ...! Mística. Simbólica.
 
 
Para que não restassem (ou ainda restem) dúvidas... o Brasão dos Médici:
 


Sem comentários:

Enviar um comentário