...Xian (ou Xi'an) é uma cidade enorme, com cerca de 8 500 00 habitantes, situada na China central. Até à dinastia Ming era conhecida como Chang'an (paz eterna). Foi capital da China e ali estiveram instaladas as casas imperiais das dinastias Zhou, Qin, Han e Tang. Esta cidade tem mais de 3100 anos de história e é o limite da Rota da Seda.
Nas planícies circundantes de Xian, encontram-se os lugares arqueológicos e, neles, o famoso Bingmayong (o exército de terracota ou Exército de Xian ou... Exército do Imperador Qin).
Todo o cuidado é pouco...! |
Estas esculturas remontam ao final do século III a.C.. Foram enterradas junto ao mausoléu do primeiro imperador Qin Shi Huang e foram descobertas em 1974 por agricultores locais que escavavam um poço de água. Trata-se de uma coleção de esculturas que representa(va)m os exércitos deste primeiro imperador da China. É um tipo de arte funerária cuja finalidade era proteger o governante chinês na sua vida depois da morte (algo semelhante ao Egipto!).
Os soldados variam em altura de acordo com as suas funções, sendo os generais os mais altos (sempre foi e será...!!!). Estas estátuas incluem guerreiros, cavalos e carruagens.
Curiosidade: Segundo um historiador, Sima Qian, o imperador foi enterrado (210 a.C.) com grandes tesouros e objetos artísticos, assim como uma réplica do mundo: pedras preciosas que representavam os astros; pérolas que representavam os planetas e lagos de mercúrio que representavam os mares...
A tumba, onde se encontra este imperador, está situada num tipo de pirâmide de terra (diz-se que tem cerca de 47m de altura e 2,18 quilómetros de área..) que ainda tem muito para explorar. Contudo, receiam fazê-lo com medo não só da possível existência de mercúrio, mas também que a erosão provocada por chuvadas possam danificá-la. Por isso, os arqueólogos e historiadores estão convencidos que há muito mais arte arqueológica à qual não podem ter acesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário