quinta-feira, 23 de maio de 2019

CHINA / Pequim IV...

...um dos grande momentos da nossa viagem: A Grande Muralha da China.






A Grande Muralha da China é Património mundial da UNESCO e é considerada uma das sete maravilhas do mundo. É constituída por uma série de fortificações em pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais.

Uma das finalidades para esta muralha ter sido construída, prendia-se  com o controle de fronteira, permitindo a imposição de direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda, a regulação ou o encorajamento do comércio e do controle quer da imigração quer da emigração.
 
Mas, não só. Esta gigantesca construção foi feita ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e Impérios chineses contra a invasão de grupos nómadas das estepes da Eurásia, principalmente os mongóis.
 

Uma senhora de 96 anos, que nos pareceu ser da Mongólia,
com coragem mas muita dificuldade a subir...
 
No século VII a. C. várias muralhas foram sendo construídas e mais tarde unidas e tornadas maiores e mais fortes.

A Grande Muralha da China vai desde Dandong, no leste, até ao Lago Lop, a oeste. Tem uma extensão de 8 850 Km... Por não ser uma estrutura única, as características da muralha variam de acordo com a região em que está localizada. Em geral, os muros têm uma largura de sete metros na base e de seis no topo, com uma altura média de sete metros e meio. Além dos muros, também fazem parte os fortes de proteção, as torres de vigilância e as portas e portões de acesso. Resta acrescentar que há diferentes entradas para a muralha. Nós... entrámos por uma com um grau de dificuldade "cansativo": praticamente sempre com degraus bem altos!!!
 


De cima/meio para baixo...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário