...os Hutongs de Pequim.
Quando se chega a Pequim, fica-se surpreendido com a moderna e gigantesca construção por todo o lado: os enormes arranha céus Mas, nem nos passa pela cabeça que, no meio daquela cidade há "outras" cidades também, onde não faltam cafés, restaurantes, hotéis, mercearias, pequenas lojas e habitação.
São vielas, em bairros históricos, que remontam à Dinastia Yuan (1206) e cujas edificações foram ampliadas nas Dinastias Qing (1368) e Ming (1644). Muitas destas pequenas construções ainda datam das duas ultimas dinastias. Outras, é claro!, foram derrubadas para a construção da moderna cidade de Pequim.
As que ficaram, foram entregues aos funcionários mais importantes do partido comunista. Na parte superior das portas, é possível identificar o nível hierárquico a quem pertenciam (pertencem...):
Poder-se-ia dizer que esta pertencia a um funcionário de "nível 2..." |
No início da construção dos Hutongs, eles eram constituídos de casas com um pátio. A maioria dessas casas não tinha casa de banho e nelas habitavam diversos membros da família. Resta acrescentar que, ainda hoje, há ausência de casa de banho interna e a regra é ir de papel higiénico na mão até ao WC público... quanto mais perto, melhor!
Neste Hutong, (que se situa a norte do centro de Pequim), por onde deambulámos, também há uma avenida principal com imenso comércio: avenida Luogu Alley.
Sem comentários:
Enviar um comentário