À esquerda: Tatanka-iyotanka Sitting Bull; à direita: George Custer |
A batalha Little Bighorn aconteceu a 25 de junho de 1876 nas proximidades do rio Little Bighorn. Dois grandes líderes estiveram, com as respetivas tropas, num combate que se tornou lendário nos EUA: General Custer, o mais importante oficial do exército norte-americano, e Sitting Bull (Touro Sentado), o mais poderoso chefe indígena da tribo Sioux e famoso por formar um dos mais treinados exércitos guerreiros para defenderem as suas terras.
Custer levou milhares de soldados às planícies de Montana. Enquanto isso, 10 000 nativos americanos, estavam acampados em tendas por 5 Km nas margens do rio Little Bighorn.
Os soldados de Custer galoparam quase 2 000 quilómetros nos 30 dias anteriores e o cansaço pesou. A batalha durou menos de duas horas. Os nativos americanos liquidaram os homens de Custer e a estratégia foi orquestrar a união dos Sioux com os Cheyennes e Arapahos. Muitos soldados americanos morreram porque eram menos experientes nesse tipo de luta: combate corpo a corpo. Foi assim que White Bull (sobrinho de Sitting Bull) matou um grande número de opositores. Até o próprio Custer acabou por morrer.
As tropas do General perderam (para além dele) cerca de 264 soldados. Entre os nativos americanos houve somente cerca de 40 baixas. Os outros soldados americanos fugiram.
Curiosidade: Sioux é o nome genérico que agrupa três tribos: Lakota, Dakota e Nakota. Os Lakota eram, e são, os mais numerosos. Estão divididos em sete povos:
- Oglala (que vivem na reserva de Pine Ridge, atualmente);
- Hunkpapa. O Sitting Bull pertencia a este povo;
- Brulè;
- Minneconjou;
- Blakfeet;
- Itazipco;
- Two Kettle-Due Marmitte.
https://youtu.be/JzIHYCAkOVE "Touro Sentado, o último Guerreiro, 1974"
https://youtu.be/f8CDPFA37I4 "Touro Sentado, Ìndio Heróico"
Sem comentários:
Enviar um comentário