segunda-feira, 2 de julho de 2018

EUA / Canadá XI...

...continuando em Vancouver... e passeando pelo Stanley Park, com cerca de 404,9 hectares...
 
 
 
 
 
 


Neste parque tivemos uma sensação de dejà vú...


...chamada Girl in a Wetsuit. É uma escultura em tamanho natural da autoria de Elek Imredy. Tanto quanto se sabe, retrata uma amiga de Imredy, Debra Harrington... Há quem acredite que foi uma réplica da Pequena Sereia de Copenhague, no entanto o autor da escultura negou dizendo que "na altura não conhecia nenhuma escultura semelhante em nenhum outro lugar do mundo. Foi uma ideia nova...". Who know's...???

Também neste parque encontrámos vários Totens. São dez artefactos indígenas, originalmente produzidos no séc. XIX. Muitos deles são réplicas dos que se encontram guardados - atualmente - em museus.
Os Totens são uma das características mais marcantes dos nativos da costa noroeste do Pacífico (hoje: Colúmbia Britânica e Alaska). Naquela época, representavam cada clã, da mesma forma que os brasões dos nobres europeus. Tinham usos diversos: podiam ser usados como decorativos nas habitações ou como guardas de memoriais e tumbas.

Thunderbird House Post Totem


Este poste parece ser o mais famoso e favorito do parque.
Os Totens eram usados nas casas de cedro das Primeiras Nações, para sustentar os travessões e vigas do grande telhado.  Este é uma réplica (feita por Tony Hunt em 1987) dos totens esculpidos no começo dos anos 1900 pelo artista Kwakwaka'wala, conhecido como Charlie James.
No cimo do Totem está a figura tremenda do Thunderbird, o pássaro do trovão e logo abaixo o Urso Grizzly, que sustenta uma pessoa.
 
 

 


 










Estas são réplicas, como referi. Alguns dos originais, fomo-los encontrar no Museu de Antropologia.


 







Não menos curioso, foi termo-nos deparado, neste museu, com esculturas de uma portuguesa, Júlia Ramalho (neta de Rosa Ramalho...?): A Última Ceia de Cristo e A Última Ceia de Lucifer...
 


E outros trabalhos da mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário