...debaixo de uma tempestade bem forte. Como nos filmes!!! Mas, chegámos a Helena, no estado de Montana. É a sexta cidade mais populosa deste estado.
O Capitólio |
Pernoitámos e no dia seguinte fomos para Yellowstone National Park, que ocupa parte do estado de Montana, Wyoming e Idaho...
É o mais antigo parque nacional no mundo e, ao mesmo tempo, um marco histórico das áreas protegidas. Foi inaugurado a 1 de março de 1872 e cobre uma área de 8 980Km2 (a maior parte no estado de Wyoming).
Entrámos no Yellowstone National Park pela parte norte: Mammoth Hot Springs. É uma enorme zona de fontes termais numa colina de travertino (rocha calcária, composta de calcita, aragonita e limonita, com bandas compactas, paralelas entre si e nas quais se pode observar pequenas cavidades, onde predominam os tons que vão desde o branco, passando pelo verde ou rosa e apresentando, frequentemente, marcas de ramos e folhas).
Minerva Terrace |
A água quente que alimenta Mammoth vem da Norris Geyser Basin, depois de passar no subsolo através de uma falha que atravessa o calcário e próximo da estrada Norris-to-Mammoth. O calcário das formações rochosas (ao longo da falha) é a fonte de carbonato de cálcio. Mais: a circulação superficial ao longo desse corredor, permite que a água superaquecida de Norris esfrie levemente antes de emergir em Mammoth, geralmente a cerca de 80ºC.
Curiosidade: A presença humana no Yellowstone Park remonta a 11 000 anos. Os nativos americanos, que caçavam e pescavam na região, utilizavam quantidades de obsidiana (que encontravam por ali) para fazerem as armas e utensílios de corte que necessitavam. Pontas de seta feitas com obsidiana de Yellowstone foram encontradas muito longe, por exemplo no vale do rio Mississipi. Isto leva a entender que existiam negócios entre os nativos americanos de Yellowstone e outras tribos mais a leste...
No próximo post haverá mais sobre o Yellowstone National Park...
Sem comentários:
Enviar um comentário