terça-feira, 24 de setembro de 2019

Países Bálticos. A viagem começou... I

 ...em Helsínquia, situada na costa do Golfo da Finlândia, espalhando-se por várias ilhas.

É uma das capitais europeias com um maior desenvolvimento social. Tem uma população total de cerca se 1 380 000 habitantes, sendo de 5 601 994 em toda a Finlândia (2019).





Catedral de Helsínquia. By day e by night... Sempre com  o mesmo encanto e imponência. A sua construção foi concluída em 1852 e desenhada por Carl Ludvig Engels.


Na Finlândia a religião predominante é o Cristianismo (81,6% da população total), seguindo-se os finlandeses sem religião (17,6%) e os Islâmicos (0,8%). Estes dados são referentes ao ano corrente: 2019.
Catedral de Uspenki, é a maior igreja ortodoxa da Europa Ocidental. O estilo arquitetónico é um dos símbolos mais claros do impacto da Rússia na história da Finlândia. Foi construída entre 1862 e 1868 e projetada por Aleksey Gornostajev, com base numa igreja do séc. XVI situada perto de Moscovo.

Só mais uma curiosidade sobre esta igreja: os tijolos usados vieram da Fortaleza de Bomarsund em Aland, depois de destruída durante a Guerra da Crimeia (1854). Pode-se observar que esta catedral tem um total de13 cúpulas que representam Cristo e os doze apóstolos.

Igreja de Pedra ou Temppeliaukio Kikko é uma igreja luterana, cuja construção teve início em 1968 e foi inaugurada em 1969.






Esta obra moderna foi idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen, os quais ganharam um concurso lançado para decidir quem iria conceber esta nova igreja, dado que já anteriormente tinham sido realizados vários concursos, para esse efeito, mas sem quaisquer resultados.

As paredes de pedra conferem uma acústica de grande qualidade e, por esse motivo, é aqui que se realizam vários concertos de música clássica.

Sem comentários:

Enviar um comentário