terça-feira, 10 de julho de 2018

EUA / Canadá XVII...

. ...continuando pelos lagos, desta vez foi o Lake Louise.






 
Este lago foi inicialmente chamado: Lake of the Little Fishes pelo povo Stoney Nokota First Nations  (os Stoney Nokota era um povo indígena no oeste do Canadá. Costumavam habitar grandes zonas da província de Alberta e Montana. "Nokota" significava "amigo"; e "Stoney" foi um nome dado pelos exploradores brancos, porque aquele povo indígena era conhecido por aquecer as pedras, com fogo, para ferverem o caldo que bebiam em tigelas de couro cru).
 
Mas porquê: Lake Louise...?
A quarta filha da Rainha Vitória e esposa do Marquês de Lorne (que foi Governador Geral do Canadá entre 1878 e 1883) chamava-se: Louise Caroline Alberta (1848-1939).
Foi uma destacada defensora das artes, ensino superior e causas feministas. Ela era escultora  e várias das suas obras permanecem até hoje.
Casou com  John, o marquês de Lorne, com o consentimento da Rainha Vitória, dado que a rainha considerava que era necessário "sangue novo" na família em detrimento dos pretendentes das casas reais da Prússia e Dinamarca. E assim, lá se casaram. No início tudo correu às mil maravilhas, mas... o casamento chegou ao fim (parece que foi por não terem tido filhos, lá isso eu não sei...). Louise começou a interessar-se imensamente pelo Canadá daí que o seu nome tenha ficado ligado a muitos recursos no país.

Château Lake Louise.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário