quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Um dos pontos altos da viagem...

...o Grand Canyon.







O vale Grand Canyon foi moldado pelo rio Colorado...

 
...durante milhões de anos à medida que as águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 Km. Chega a medir entre 6 e 24 Km de largura e atinge 1600 metros de profundidade.
 
Ao contrário do que seria de esperar ( ...???...), nós não fomos os primeiros a visitá-lo. Não, nada disso. Foi o espanhol Garcia Lopez de Cardenas em 1540. Mas foi o Major John Wesley Powel que fez a primeira expedição científica ao desfiladeiro. Mas já naquela época, esta área estava ocupada pelos nativos americanos que se foram estabelecendo pelos povoados (???) ao longo do desfiladeiro. Eram os hopi.
 
 

Um pouco mais de informação:
Os hopi são uma nação indígena que vive principalmente na Reserva Hopi, no noroeste do Arizona. Esta reserva ocupa uma área de seis mil metros quadrados. Está rodeada pela Reserva Navajo.
 
Os hopi estão organizados em clãs e, quando um homem se casa, os filhos tornam-se membros do clã da mulher. Ainda hoje continuam a praticar a sua cultura tradicional, num grau mais elevado que a maioria dos outros nativos americanos mas, como acontece com as restantes tribos, eles foram severamente influenciados pelo modo de vida americano.
 
Tradicionalmente eram agricultores, ainda que produzissem apenas para a sua própria subsistência, mas com a chegada da eletricidade e a necessidade de terem outros produtos de consumo, adotaram atividades próprias da economia de mercado, o que levou a que muitos dos seus membros viessem a trabalhar nas indústrias existentes e no artesanato tradicional.
 
Resta acrescentar que os hopi têm uma relação espiritual muito forte com o Tibete e o Dalai Lama.



E partimos para a próxima paragem...
  

Sem comentários:

Enviar um comentário