...país com cerca de 103 mil quilómetros quadrados e uma população de quase 320 000 habitantes. Está localizada na dorsal mesoatlântica (cadeia de montanhas submarinas que se estendem ao longo dos limites das placas tectónicas), no encontro entre as placas da América do Norte e euro-asiática.
Esta dorsal mesoatlântica é precisamente a zona em que uma nova crosta oceânica se vai formando continuamente por erupções vulcânicas. Em consequência, as placas afastam-se a uma taxa média de dois centímetros e meio por ano, fazendo com que o país cresça...
A Islândia está sobre um ponto quente, isto é: a crosta é mais fina em comparação com o resto do mundo. Por esse motivo, quando as placas tectónicas se movem, surge uma fissura que permite que o magma flua para a superfície, dando origem a uma erupção vulcânica. Atualmente existem cerca de trinta vulcões no país, sendo o mais famoso o Eyjafjallajokull:
Ainda na sequência da atividade vulcânica, existem muitos géiseres. Este foi o primeiro a ser visitado nesta fantástica viagem dos meus (nossos) sonhos:A Islândia está sobre um ponto quente, isto é: a crosta é mais fina em comparação com o resto do mundo. Por esse motivo, quando as placas tectónicas se movem, surge uma fissura que permite que o magma flua para a superfície, dando origem a uma erupção vulcânica. Atualmente existem cerca de trinta vulcões no país, sendo o mais famoso o Eyjafjallajokull:
Geiser Strokkur |
Uauuuu... formidável! O frio era imenso (apesar de estamos em junho) mas o deslumbramento era bem maior...
Sem comentários:
Enviar um comentário