A arquitetura islandesa foi historicamente influenciada pela cultura escandinava e pela falta de árvores no território. Por esta razão, as primeiras casas feitas no país eram cobertas externamente com turfa. A cultura viking influenciou esta área, construindo "casas" com um formato alongado, com uma estrutura de madeira e depois cobertas com a, já referida, turfa.
Ao longo dos anos, novos modelos desse tipo de construção foram surgindo, como com a introdução de gabletes (parede ornamental de formato triangular, construída sobre um arco, vão de porta, portal, janela...).
A maioria das casas tem uma traça arquitetónica bem simples (às vezes, mesmo, naiff...). Esta simplicidade está intrinsecamente ligada à forma simples e despretensiosa dos islandeses. As casas são confortáveis mas funcionais. Observámos que no exterior são revestidas de chapa ondulada, mas pintada com cores diversas. Inclusivé, os telhados: azuis, rosa, vermelhos... Assim, a paisagem fica mais alegre e imaginemo-la no inverno: dias e dias sem sol, neve...
Até as igrejas...
Sem comentários:
Enviar um comentário