A primeira que visitámos foi a Catarata Dourada / Gullfoss com cerca de 32 metros de largura e 70 de altura. Está situada no sul da Islândia e dista 100 Km de Reiquiavique.
Catarata de Gullfoss |
Pela Islândia andámos qualquer coisa como 2 550 Km na estrada principal (e única), a: 1 o que nos permitiu ver outras... Seguiu-se a Catarata Líquida / Seljalandsfoss com 60 metros de altura e oca na parte de trás, sendo possível atravessá-la por baixo.
Catarata de Seljalandsfoss |
Depois... veio uma outra: a Skogafoss.
Um país que, para além de ser belíssimo pela natureza, não tem falta de água. Frescura e sede saciada.
Continuando a nossa viagem (fotográfica), chegámos até à Catarata Litlanessfoss. Surpreendente pela forma: as águas despenham-se por colunas de basalto bem definidas. Foi uma "prova" bem dura para aqui chegar(mos)...
Mas ainda vimos mais. Chegámos a um momento em que decidimos classificá-las pela beleza. Não foi fácil a tarefa.
Deparámo-nos com a maior Catarata da Europa: Dettifoss. Tem um fluxo médio e gravado um máximo de 200 a 500 metros cúbicos por segundo (dependendo da estação do ano e do clima). Tem cerca de 100 metros de largura e 44 metros de queda.
E ainda... Godafoss, a Catarata dos Deuses. No ano 1000, o parlamento da Islândia decidiu seguir a orientação dada por Thorgeir Thorkelsson para a Islândia adotar o cristianismo. De regresso a casa, Thorgeir passou por uma cascata e atirou para lá as estatuetas pagãs que tinha reverenciado até à sua recente conversão: a nova religião cristã. Daí o nome dado a esta maravilhosa e imponente cascata.
Tem 12 metros de altura e 30 de largura.
Fomos até à península de Snaefellsnes, situada na região ocidental da Islândia. Há quem diga que esta península é a Islândia em miniatura, pois não só tem muitas das paisagens islandesas, como também um vulcão: Snaefellsjokull, reconhecido como um dos símbolos da Islândia e com 1446 metros de altura.
Nesta península vimos uma outra Catarata: Kirkjufellsfoss. Ou seja, a Catarata do Chapéu da Bruxa...
Chapéu da Bruxa |
Belas fotos, a força das águas é deslumbrante. Abraços.
ResponderEliminar