Lower Elwha Klallam Tribe é uma nação de nativos americanos soberana, reconhecida pelo governo federal com uma constituição e governo próprio. Esta tribo faz parte da maior cultura Klallam, parte dos povos da costa Salish.
Em 1855, foi reconhecida pelos Estados Unidos, através do Tratado de Point No Point, e nesta área a tribo tem vivido desde tempos imemoriais. Atualmente, estas terras tribais incluem cerca de 1 000 acres no rio Elwha e nas proximidades.
A Lower Elwha Klallam Tribe assegura ao seu povo a transmissão do seu modo de vida e história aos filhos. Segundo nos informaram, estão a tentar reabilitar a língua de origem: o Klallam.
Ao chegarmos a esta tribo não sabíamos muito bem o que íamos encontrar. Entrámos com curiosidade mas com muito respeito. A primeira reação foi distante, fria, desconfiada... mas por magia ou empatia inesperada começámos a dialogar. Dissemos que éramos portugueses e que tínhamos curiosidade em conhecer algo da cultura deles. Começaram por falar muito timidamente e depois... era um atropelar de conversa. Um enorme orgulho em falarem da vida e história deles e família. Puseram-nos à vontade para "alguma" foto (o que não é nada habitual...!!!) e, de seguida, sem termos dado conta nem tido tempo para recusar, tínhamos uma mesa posta com comida para almoçarmos. Foi um sentimento muito forte. Jamais esquecerei o brilho no olhar da S. e o abraço forte na despedida. Um até sempre.
Um almoço simples mas com muito sentimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário