...rumo ao Canadá...
Em Port Angeles apanhámos o ferry para a Ilha de Vancouver, mais precisamente para Vitória, na British Columbia (uma das dez províncias do Canadá e a mais ocidental, localizada entre o Oceano Pacífico e as Montanhas Rochosas)..
Foi uma viagem tranquila, cerca de noventa minutos. Muito calor no deck mas deu para ter uma conversa agradável com uma passageira do Canadá, curiosa com as nossas férias e o nosso país.
Chegámos a Vitória e a cidade parecia um jardim em ponto grande: todos os canteiros muito arranjados e floridos, os jardins imaculadamente limpos e tratados. é uma cidade conhecida pelas inúmeras atividades ao ar livre. Muitos jovens num vaivém constante; gente que sorri com os olhos...
Minutos depois de termos posto o pé em terra firme, fomos abordados por um gentil rapazito que nos convidou a entrar na Assembleia Legislativa... não resistimos!
De seguida, fomos convidados a assistir a uma assembleia que estava a decorrer. Aqui não foi possível fotografar, mas posso dizer que foi simpático: uma sala relativamente pequena e com o essencial (sem ostentações!); poucos deputados e pareciam tratar "do assunto do dia" com respeito e educação.
Vitória é uma cidade na qual o passado colonial britânico está patente na arquitetura vitoriana. Veja-se o exemplo da mansão do Castelo de Craigdarroch:
Visitámos a Christ Church Cathedral que valeu pelos vitrais...
A St. Ann's Academy, construida, em 1858, pela Congregação das Irmãs de Santa Ana de Lachine (Quebec), mulheres católicas romanas. Foi uma escola católica e um convento para meninas.
Mas, como já referi, Vitória é uma cidade jardim. Estivemos nos jardins da marina e alí nos perdemos no olhar...
|
Quem será este casal? Não sei, mas deixou-me a pensar no futuro com esperança. Muita! |