quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Copenhaga e...

...seus highlights...


 
Igreja Anglicana de Santo Albano
e
 Fonte Gefion
 
Esta é a única igreja anglicana em Copenhaga que em 1887,  graças à Princesa Alexandra da Dinamarca, o sonho desta comunidade se tornou realidade.
 
A igreja recebeu o nome do mártir britânico Santo Albano, que morreu a 22 de junho de 303 e sepultado em Cambridgeshire (Grã-Bretanha).
O Rei Frederico III proibiu (através de uma lei de 1665) que se estabelecesse na Dinamarca qualquer igreja que não fosse Luterana. Porém, com o passar do tempo e uma maior tolerância esta proibição acabou por morrer na praia.
 
A Princesa Alexandra (filha mais velha de Cristiano IX da Dinamarca e esposa do filho mais velho da Rainha Vitória do Reino Unido, o príncipe de Gales que mais tarde se tornou Eduardo VII de Inglaterra) foi quem primeiro teve a iniciativa de angariar fundos para a igreja que viria a ser construída junto à Fonte de Gefion.
 A Fonte de Gefion, que descreve a história da criação da ilha de Zealand, foi doada à cidade de Copenhaga pela Fundação Carlsberg, por ocasião do seu 50º aniversário. Foi projectada pelo dinamarquês Anders Bundgaard, que esculpiu as figuras naturalistas entre 1897 e 1899. O lago veio a ser concluído em 1908 e a fonte activada – pela primeira vez – a 14 de julho de 1908.
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário