...que foi Saigão até 1975.
É uma cidade surpreendente não só pela dimensão - tem cerca de 9 milhões de habitantes - mas também pelo ambiente cosmopolita, bem longe do que eu imaginava. Foi fundada pelos khmers e conquistada pelos anameses no século XVII. Mais tarde, a cidade foi ocupada pela França (em 1859) e tornou-se na capital da Cochinchina e, mais tarde, de toda a Indochina Francesa, até 1902. Cinquenta e dois anos mais tarde (1954) tornou-se a capital do Vietname do Sul e foi "quartel general" das tropas americanas durante a guerra do Vietname. Em 1975, as tropas vietnamitas do norte, entraram na cidade e marcaram o fim da guerra.
Ho Chi Minh também surpreende pelas largas ruas, edifícios modernos, alguns influenciados arquitetonicamente pela França. Zona de ambiente principesco e zona de gente simples no seu modo de vida. Gente simpática, sempre.
O passado continua presente...
O passado continua presente...
O Palácio da Reunificação de Ho Chi Minh foi construído pelos colonos franceses em 1868 e concluído em 1873. Foi usado pelo governo francês do Vietname do Sul até 1954 e, no ano seguinte, entregue a Ngo Dinh Diem. Durante a Guerra do Vietname foi o palácio da República do Vietname.
Ainda vestígios da presença francesa...
A Catedral de Notre Dame, construída pelos colonos franceses em 1863. Tem duas torres com 58m de altura. Dentro da Catedral encontrámos um compatriota... O "nosso" Santo António. Onde quer que vamos... ele está!
O Correio Central de Ho Chi Minh
Sem comentários:
Enviar um comentário