Mr. Leang fez o favor de nos conduzir até lá.
Templo de Angkor Wat
Momento de reflexão. Meu também. O quanto desejei estar ali e... já estava.
O Templo de Angkor Wat é o maior e mais bem conservado de todos os outros que estão integrados na zona de Angkor, antiga capital do Império Khmer. É também o único que restou com importante significado religioso desde a sua fundação, inicialmente hindu e depois budista.
Também este foi mandado construir pelo rei Suryavarman II (no começo do século XII) como templo central e capital do seu reino.
Um pouco sobre o rei Suryavarman II: Diz-se que Suryavarman II alcançou o poder após assassinar o então rei Dharanindravarman, saltando sobre ele enquanto o monarca passeava no seu elefante. Daí que alguns historiadores congeminem a tese de que as enormes dimensões deste templo foram motivadas, em parte, pelo desejo de ser contra a aparente ilegitimidade do seu reinado. Conta a lenda que o rei quis situar o templo num local do agrado dos deuses, pelo que soltou um boi na planície e resolveu construir o templo onde o animal viesse a tombar.
Daqui olhei para lá. Quis ver o que não podia ver, mas senti magia a toda a volta. Algo de muito profundo tinha acontecido naquele lugar há muito tempo.
A 14 de dezembro de 1992 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.
Sem comentários:
Enviar um comentário