domingo, 25 de setembro de 2016

Fim de tarde no...

...Tivoli Garden. É um parque de diversões muito famoso em Copenhaga, inaugurado em 1843 (o segundo mais antigo e operacional do mundo).
 
 



 
Georg Carstensen (1812-1857) foi o fundador do parque. Obteve uma carta (por cinco anos) do rei Cristiano VIII na qual este dizia: (...) quando as pessoas se divertem, não pensam na política.
 









 



O fim de tarde trouxe-nos um concerto de jazz, qua não podia faltar. Foi muito bom.








Que voz fantástica!

sábado, 24 de setembro de 2016

Carlsberg...

também é museu:  Ny Carlsberg Gliptoteca.

O museu foi fundado a partir da coleção de Carl Jacobsen, filho de Jacob Christian Jacobsen, fundador da cerveja Carlsberg. O museu reúne uma das maiores coleções privadas de arte, possuindo atualmente a maior coleção de arte antiga na Europa do norte. A coleção inclui peças egípcias, romanas e gregas, assim como esculturas românticas e pinturas impressionistas e pós-impressionistas.
 

 
O senhor Jacob Jacobsen enriqueceu com a indústria cervejeira. O seu espírito filantrópico manifestou-se com o patrocínio na reconstrução do Castelo de Frederiksborg destruído por um incêndio em 1859.
Segundo consta, não foi só o espírito filantrópico a falar mais alto neste caso do castelo. Não, nada disso. Parece que houve um desentendimento entre ele e o filho Carl, tendo este sido excluído da maior parte da herança paterna com a criação da Fundação Carlsberg (1876), tornando-se esta a principal destinatária da sua riqueza.
 
Mas Carl não baixou os braços. Conseguiu a sua independência económica ao fundar a sua própria cervejeira em 1882: a Ny Carlsberg, rivalizando com o pai não só nos negócios, mas também nas causas filantrópicas. Tinha interesse nas artes, principalmente nos contemporâneos franceses e dinamarqueses, assim como nas antiguidades da região do Mediterrâneo.
 
Em 1882, Carl e Ottilia (a mulher) abriram as portas de casa ao público, mostrando as coleções de que eram proprietários. Mas as peças eram muitas e eles tiveram que tomar uma decisão: doaram-na em dois lotes ao Estado dinamarquês (1888, arte francesa e arte dinamarquesa e, em 1899, antiguidades). Foi a partir desta doação que o Estado, por seu lado, se responsabilizou pela construção de um museu adequado ao vasto acervo, dando origem à atual Gliptoteca.
 
 
Pintura, entre outros:
 
 
 
Christen Kobke (1810-1848)
 
 


C. W. Eckersberg (1783-1853)
 
 
 
 Jens Juel (1745-1802)
 

 

Otto Haslund (1842-1917)
 

 
Escultura: Rodin, Louis-Ernest Barrias, Henri Matisse, Constantin Meunier...:
 












 
 
 
 
 




 
 

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Rundetaarn...

...ou: Torre Redonda.

Ai... o que nós subimos: 34,8metros...
 
A Torre Redonda é um dos monumentos mais conhecidos da Dinamarca. Foi construída entre 1673 e 1642, durante o reinado de Cristiano IV. Constitui a primeira parte do complexo de Trinitatis, que uniu a Igreja, a Biblioteca Universitária e o Observatório Astronómico num só edifício.
 
A subida faz-se por uma rampa e a meio encontra-se o acesso à sala da biblioteca que funcionou como Biblioteca Universitária até 1861. Atualmente, funciona como um espaço cultural onde se fazem exposições. Por exemplo:
 


 
Mas... continua-se a subir... e lá de cima, do topo, tem-se uma vista de 360º de Copenhaga. Fabuloso!



 

 

Valeu!!!
 
Na parte superior da torre pode-se ver um lema, escrito tipo hieróglifo, feito pelo próprio rei Cristiano IV. Nele está escrito algo como:
Que Deus, a doutrina e a justiça sejam levados ao coração do Rei Cristiano IV (1642).