terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O que nos leva a...

...viajar...? Tudo: conhecer, aprender, enriquecer o espírito. Cultura é conhecimento.
 
Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito. Fernando Pessoa
 
Hoje dia de museus...
 
British Museum
 
Este museu foi fundado a 7 de  junho de 1753 e alberga mais de sete milhões de objetos de todos os continentes. Não se pode ficar indiferente à Pedra da Roseta...
 
 
...que nos leva a pensar e considerar a capacidade de decifrar o que nela está inscrito. Foi Jean-Claude Champollion (em 1822) quem o fez. Trata-se do registo de um decreto promulgado em 196 a.C., na cidade de Mênfis, em nome do rei Ptolomeu V. Este registo está escrito na forma hieroglífica do egípcio antigo (na parte superior), em demótico (no meio) e em grego antigo (a parte inferior). Fantástico!
Como o Egipto nos uniu... fomos até ao...
 
Petrie Museum
 
Este é um museu universitário que depende do Departamento de Arqueologia Egípcia e Filologia da University College de Londres. Muitas são as vitrinas recheadas de objetos para estudo. Tem mais de 80 000 objetos. É um mundo.
 
 
Num outro dia...
 
 Tate Britain
 
Este é o museu nacional de arte moderna do Reino Unido. Inicialmente chamava-se National Gallery of British Art, contudo Henry Tate renomeou-o ao fundar (em 1897) um edifício específico para expor quadros e esculturas de artistas britânicos contemporâneos (rejeitados pela National Gallery...!).
 
Aqui ficámos presos às pinturas de um artista que muito admiramos: Turner. Joseph Mallord William Turner (pintor romântico inglês 1775-1851).
Peace Burial at Sea 1842
 
The Blue Rigi, Sunrise 1842

Victoria and Albert Museum
 

 
É o maior museu mundial de artes decorativas e design. Foi inaugurado em 1857 e alberga objetos desde o cristianismo, com objetos de devoção, aos quadros do famoso John Constable até à arte mística do sudeste da Ásia.
 
Gostei de rever a Dress Collection, com roupas de 1600 até aos dias de hoje.
 
Oooppss...
 
O Tigre de Tippoo
Esta é uma obra de arte do séc. XVIII, pertença do Sultão de Tipu (o líder do Reino de Mysone). Representa um tigre a atacar um soldado europeu da British East India Company.
 

1 comentário:

  1. São museus enormes. Temos sempre pena de não termos um dia inteiro para os admirar, pelo menos o British Museum, o Victoria and Albert Museum e o Museu de História Natural aqui não falado...

    ResponderEliminar