...e chegámos a Hong Kong, após uma viagem de ferry desde Guangzhou.
Hong Kong é uma de duas regiões administrativas da RPC, sendo a outra Macau. É delimitado pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional.
Tem uma área de 1104 Km2 e uma população sete milhões de pessoas. A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa (a maior parte é originária de Guangzhou) 5% de outros grupos étnicos.
Foi colónia do Império Britânico após a I Guerra do Ópio (1839-1842). Mais tarde, foi ocupada pelo Império do Japão (durante a Guerra do Pacífico), tendo posteriormente recuperado o controle britânico até 1977, momento em que a China reassumiu a soberania da cidade. O período colonial teve uma enorme influência na atual cultura de Hong Kong. Repare-se no famoso e esplendoroso Peninsula Hotel...
Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental e até um cidadão chinês do continente carece de visto para lá entrar.
É uma cidade imponente quer pelo aglomerado de arranha-céus quer pelo intenso comércio de marcas de prestígio internacional. Não fosse esta cidade ser um importante mercado financeiro.
Subimos até ao Victoria Peak (também conhecido por Monte Austin), de onde a vista, de uma altura de 552m, é espetacular e opulenta:
|
Grandioso centro de exposições e negócios |