quinta-feira, 13 de junho de 2019

CHINA / Hong Kong XXV...

...passeio pela cidade...

Uma cidade sempre em movimento quer durante o dia que à noite.




Não percebi esta lógica:
numa rua há um lado para fumadores e outro para não fumadores...!




Nas lojas, de marca internacional, as portas estão fechadas e os clientes, e candidatos a tal, fazem fila  só podendo entrar três ou quatro de cada vez.




 A noite caiu e nós... preparámo-nos para o final destas férias tão boas e interessantes. Eram quase horas de voltar para casa.


quarta-feira, 12 de junho de 2019

CHINA / Hong Kong XXIV...

...Repulse Bay, praia que nos encantou e a temperatura estava maravilhosa!!!




"Ai!!! Apetecia-me tanto dar um mergulho...!!!"



Esta praia fica situada no sul da ilha de Hong Kong e é uma praia pública (há outras, mas são privadas...!) nesta caríssima zona residencial.
 
A origem do nome desta baía não é muito exata. Há muitas histórias sobre tal. Contudo, conta-se que em 1841, a baía foi usada como base por piratas e isso  provocou sérios problemas aos navios mercantes estrangeiros que negociavam com a China. Os piratas acabaram por ser afastados pela Marinha Real, e daí estes nome.

terça-feira, 11 de junho de 2019

CHINA / Hong Kong XXIII...

...em Hong Kong, visitámos os Zhenhailou Park...




Diz-se que quem subir e descer esta ponte ganha anos de vida...
E houve quem o tivesse feito!!!
E o omnipresente Buda, com sua enorme barriga.
Também dá sorte passar a mão por ela. Hein...?
Seguiu-se Aberdeen Harbour, local famoso pelas vilas e restaurantes flutuantes.









 



 





O nosso barqueiro parecia mal encarado...

Como vila flutuante, confesso que não me surpreendeu muito. Só o facto de haver barcos bem antigos (leia-se: velhos) quase lado a lado com iates luxuosos poder-me-ia surpreender... Gostei mais da vila flutuante em Sausalito (CA).

Os Tanka (assim é o nome dado aos que vivem nestes barcos) estão geralmente associadas à indústria do peixe.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

CHINA / Hong Kong XXII...

...e chegámos a Hong Kong, após uma viagem de ferry desde Guangzhou.

Hong Kong é uma de duas regiões administrativas da RPC, sendo a outra  Macau. É delimitado pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional.
 
 
Tem uma área de 1104 Km2 e uma população sete milhões de pessoas. A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa (a maior parte é originária de Guangzhou)  5% de outros grupos étnicos.
 
Foi colónia do Império Britânico após a I Guerra do Ópio (1839-1842). Mais tarde, foi ocupada pelo Império do Japão (durante a Guerra do Pacífico), tendo posteriormente recuperado o controle britânico até 1977, momento em que a China reassumiu a soberania da cidade. O período colonial teve uma enorme influência na atual cultura de Hong Kong. Repare-se no famoso e esplendoroso Peninsula Hotel...
 
 
Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental e até um cidadão chinês do continente carece de visto para lá entrar.

É uma cidade imponente quer pelo aglomerado de arranha-céus quer pelo intenso comércio de marcas de prestígio internacional. Não fosse esta cidade ser um importante mercado financeiro.
 
 
Subimos até ao Victoria Peak (também conhecido por Monte Austin), de onde a vista, de uma altura de 552m, é espetacular e opulenta:
 


 
Grandioso centro de exposições e negócios
 

domingo, 9 de junho de 2019

CHINA / Guangzhou XXI...

...ainda em Guangzhou, visitámos a Casa Ancestral da Família Chen.






Esta casa foi construída em 1888 e tinha como função original ser um templo memorial da família para todos os Chen nos 27 distritos da província de Guangdong. Mais tarde, funcionou como uma academia, na qual os estudantes do clã Chen se reuniam para estudar antes de irem fazer o exame imperial na capital

Atualmente, funciona como um Museu de Arte Popular.


Continuámos pela cidade de Guangzhou, mas desta vez pela zona mais moderna.
 


Vista de uma parte do porto.