domingo, 12 de outubro de 2014

Agádoisó...

...não é um "país exótico", mas é um lugar para uma viagem: Unhais da Serra.

Para a esquerda... ou para a direita...? Aqui mesmo.
 
 
A manhã acordou-me com neblina. Bem, melhor dizendo: eu acordei a manhã...

 
Depois, veio o sol e convidou a um passeio. O silêncio era inexprimível. Estrada fora as folhas das árvores cantavam. O vento era o maestro e a (ainda) lua lá no alto testemunhava...
 
Conta uma lenda:
Era uma vez... um jovem brasonado e rico que andava a caçar pela Serra da Estrela, mas com o entusiasmo da caçada acabou por se perder. Depois de andar perdido durante muito tempo sentiu-se cansado e com fome. Foi neste estado que chegou até perto do local onde hoje está situada Unhais da Serra. Aqui encontrou um pastor que ao vê-lo naquele estado lhe deu leite do seu rebanho. Mas, como era um bom homem, ainda foi até à ribeira e, com as suas grandes "unhas", apanhou trutas para lhe saciar a fome. O jovem caçador ficou admirado pela facilidade com que o pastor apanhou as trutas com as "unhas" e chamou ao local "Unhas da Serra" ou "Unhais da Serra".
 
 
Não sei se este era o dito pastor, nem estas as suas ovelhas... Mas como estou em maré de acreditar em estórias.

Lendas à parte, tanto quanto se sabe esta vila (que foi elevada a essa condição em 1985)foi criada ou aforada por D. Sancho I em 1186 e incluída no território da Covilhã. Pensa-se que no século XV era um pequeno lugar pertencente à freguesia do Paúl. Em 1758 já era sede de freguesia.
 
É uma vila bonita e tranquila, onde as pessoas parecem viver bem enquadradas naquela paisagem. Quase tudo é de uma enorme simplicidade. Por exemplo: fui até ao mercado (esperando encontrar uma parte da população às compras naquele sábado de manhã...) no centro da vila. Surprise...!!!! O mercado estava vazio, mas de portas abertas e cá fora havia meia dúzia de carrinhas brancas, em cada uma vendia-se uma mercadoria: o pão, a fruta, os legumes, etc. Pensei "porquê nas carrinhas e não dentro do mercado?". Não entendi. Também fiquei dececionada porque não ouvi algazarra de quem vende e de quem compra. Tudo tranquilo!!!

Mas o olhar guiava-me.

 
Aqui descansámos. Aqui aproveitei cada minuto.

Hoje o sol não veio ao nosso encontro, mas veio a chuva. Bem cedo à mesa do pequeno almoço enquanto tagarelávamos e nos preparávamos para ir até...


Foi bom. É bom viajar no NOSSO PAÍS!!!!

sábado, 4 de outubro de 2014

Está quase na hora...

...de irmos.

Está na hora de visitar mais um museu, do qual só conhecíamos o nome e ainda não tinha sido contemplado com a nossa visita. Modesta!!! Fomos até:
 
 
The Frick Collection
 
Este é um dos mais importantes museus de arte dos Estados Unidos. Fica na antiga casa do magnata do aço Henry Clay Frick (1849-1919). Tem dezasseis galerias que estão organizadas de acordo com os desejos do Sr. Frick.
 
Alberga um grande número de obras de arte, não só pinturas, mas também esculturas e variadas peças artísticas.
 
 
O Progresso do Amor, de Jean-Honoré Fragonard
 
 
São João, o Evangelista, de Piero delle Francesca
 


 
Está quase na hora. Melancolia. Já saudades do presente. Querer ir e querer ficar. Sim, a quinta vez! Arrepio-me só de pensar que foram tantas vezes que provavelmente não haverá mais. De coração apertado e nó na garganta senti que era a última. Tenho vontade de chorar só de pensar nesta eventualidade.
Pela quinta vez foi-me dada a bênção de usufruir da beleza aos meus olhos. Representada nas mais variadas formas.
Sinto medo.
 



sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aqui...

...eu podia ficar. Para sempre...? Não sei! Se pudesse escolher o destino. Como seria?




A CASA DOS MEUS SONHOS.





 Mas para onde me levam os meus pensamentos...? Tão altos...

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Fragmentos...

...VI.
Viajar é conhecer. É entender como é que os outros vivem. É adaptar à vida do nativo. Por isso, gostamos de experimentar aquilo que eles apreciam. E nós... também. Porque não...?
 
 Bagel


Pretzel

Lobster Roll


Pastrami no famoso... Katz's
 






Pequeno almoço no Metro. Sempre!
 


 Outras refeições de colesterol ... Tão boas...!!!