segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Gnomon...

...em S. Maria degli Angeli e dei Martiri.
 

Foi no dia 11 de junho. Faltavam catorze dias para catorze anos que os Gémeos se encontraram com o Leão. De lá para cá sempre juntos.


 

  



 






Por aqui passa a luz do exterior. Por aqui passam os raios de sol  - à 1 da tarde - que se projetam no chão junto à linha meridiana.  
























Estas (muitas!) fotos testemunham como em cerca de 15 minutos "sentimos" o movimento da Terra. Pois é, é por estas e por outras que a viagem foi rápida. Que tudo passa rápido na vida e que temos de aproveitar bem o tempo para outras viagens. Para aproveitarmos bem a nossa vida. Para descomplicarmos o que é tão simples...


Foi uma viagem programada com muito empenho e boa disposição durante alguns meses. Estivemos sempre abertos a alterações de última hora e disponíveis. Usámos o lema " Um por Todos e Todos por Um". Divertimo-nos e viemos de coração cheio.

Assim nos despedimos da última cidade, prometendo lá voltar...

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 


sábado, 26 de julho de 2014

Mais uma obra famosa de...

... Bernini.

 
O Êxtase de Santa Teresa
 
Já muito tinha ouvido sobre esta escultura. Também já tinha ouvido que alguém ficou mais de uma hora a apreciar tal beleza: extasiado! Pudera...
 

Esta maravilha encontra-se na igreja barroca de Santa Maria della Vittoria

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Quase aos oitenta anos...

... Michelangelo dava como concluída mais uma grande obra (1513): Moisés ladeado por Lea (símbolo da vida e do amor ativo) e Raquel (símbolo da vida contemplativa, da fé).
 
 
Estamos em San Pietro in Vincoli.
O início da construção desta igreja remonta a 431 e foi mandada construir em dedicação a S. Pedro e a S. Paulo.
 
 
As correntes que amarraram S. Pedro na prisão de Marmetina.
 
 
Lá fora o céu azul esperava-nos para nos guiar até...
 
 
 
à Basílica de Santa Maria Maggiore
(432-440 durante o pontificado do Papa Sisto III)
 
Diz-se...que, no ano de 363 vivia em Roma um ilustre descendente duma família nobre romana. Não tinha herdeiros e, por isso, decidiu, em conjunto com a esposa, doar a sua imensa fortuna à glória de Deus e em honra da Santíssima Virgem Maria. Na noite de 4 de agosto, estava ele a pensar seriamente neste assunto, quando lhe aparece a Nossa Senhora e lhe disse: "Se me edificares uma Basílica na colina de Roma, amanhã  aparecerá neve."
Sabe-se que agosto é a época mais quente de Roma. Mas no dia a seguir a esta aparição deu-se um fabuloso milagre: o monte Esquilino estava coberto de neve. A população da cidade acudiu ao local e até mesmo o Papa Libério (que também tinha recebido a mesma revelação em sonho...) e todo o clero.
 Assim que a construção foi iniciada, a Basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves.
 
  
 
 
 

Uhauuuu... Sem mais palavras!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Subimos, subimos...

...subimos as sete colinas de Roma. O Campidoglio (ou Capitolino, em português) é uma destas colinas. Por acaso a mais baixa... Eu não diria: subir a Cordonata, tem que se lhe diga. Escadaria imponente para quem já andou quilómetros... e a esta hora...
 
 
 Mas lá chegámos à Piazza del Campidoglio ! Marco Aurélio esperava-nos.
 
 
 
De lá fomos até à "varanda" para rever o Fórum Romano.


 

 
Mas o que se passa...? O que querem daqui...? Todos me vêm incomodar a fotografar aquelas "pedras" lá em baixo. Não vos entendo!
 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Esculturas...

...absolutamente esculturais! Neste momento:


Vamos até um museu ao ar livre. Sim, é uma mostra de arte, talento, cultura nesta cidade. A Praça Navona.
 
 
Fontana di Nettuno (1574). Deus romano do mar. Filho de Saturno e de Ops. Irmão de Júpiter e Plutão. Deus das fontes e das correntes de água. Deus inseparável de sereias, nereidas e tritões.
 




Fontana dei Quatro Fiumi. Trabalho de Bernini. Estátuas que representam os quatro maiores rios do mundo: Nilo, Ganges, Danúbio e o Rio da Prata




 
 
Porque nem só de escultura foi o nosso prazer. Também as papilas gustativas reclamavam pelo Tartufo no Tre Scalini .
 
 
Nhammi... nhammi...
 
Continuámos até ao Panteão, o Templo de "todos os deuses".
 
 



E a luz conduziu-nos ainda até Sant'Ignázio di Loyola.