Chegámos a uma das Cinque Terre: cidadela antiga que se encontra nas costas da Ligúria. Casas coloridas, mar de uma cor única e praia agradável (não falando das pedras à beira mar que nos magoaram muito!!!).
O lazer mistura-se com a arte e com a História por toda a Itália. A Torre Aurora, construída no séc. XVI, foi construída para prevenir os ataques bárbaros.
Depois... veio o grande desafio. Fazer um dos trilhos das Cinque Terre. Este foi o que nós escolhemos: Monterosso - Vernazza. Bem, a verdade seja dita: este era o único que estava aberto a caminhadas. Todos os outros estavam fechados devido às derrocadas dos últimos tempos. No início pensei que não ia ser capaz, mas... para mim este era o ponto mais alto da viagem. E foi! Soubemos, no dia seguinte, que também já tinha sido fechado. Que sorte que tivemos!!!
Começámos cheios de energia e sorriso aberto. Piadas pelo meio.
"Humm... o piso parece ser bom... Não vai ser difícil." Pensamento precoce!
Continuámos. Subimos.
Monterosso já ficava para trás. Vamos lá continuar a subir.
"Uffa! Já subimos muito. Olhem, Monterosso lá em baixo!." Vá lá, temos de continuar. Paramos para beber água. Paramos para as fotos. Paramos para apanhar a papoila com o inseto que voou e as pétalas a seguirem-no...!!! Oh! :-)
Afinal o piso não era nada como o do início. Os trilhos eram estreitos e com inclinação razoável. Por vezes sem proteção e lá em baixo... Cruzávamo-nos com outros aventureiros como nós, que vinham em sentido contrário, e perguntávamos-lhes: "Vernazza ainda fica longe?", e o sentido de humor misturado com os rostos vermelhos e transpirados não se dissipava: "É já ali ao virar esta curva!!!". Claro, ainda faltavam umas duas horas de caminhada...
Mas lá continuámos. Agora mais silenciosos. O cansaço começava a surgir, tanto mais que estava calor e a água estava a acabar. "Já se vê Vernazza!!! Toca a descer"