sábado, 30 de junho de 2012

Escócia

Escócia e a gastronomia. Gostei da comida, à exceção de uma muito tradicional que só de saber com que ingredientes era feita... me tirou a vontade de comer. Mas uma coisa é verdade, onde quer que comessemos a comida era bem apresentada. Aqui ficam umas fotos para... salivar.

A primeira refeição... um enorme scone com manteiga, compota e um cappuccino...

Depois, ao longo dos dias vieram refeições / pratos muito agradáveis...

Este foi o que não consegui ingerir...

Bem, mas vieram outros...Como esta deliciosa sopa (as sopas são sempre acompanhadas com uma fatia de pão)-
E mais...

Nhammi... nhammi no castelo das lendas e dos fantasmas:

Escócia - Edimburgo

Chegámos a Edimburgo. Apesar de termos ido em Junho a temperatura estava baixíssima e chovia. Chovia. Choveu todo o tempo... Visitámos a cidade ensopados, ainda que tivéssemos levado equipamento para esta contingência...


A visita ao Castelo foi debaixo de uma chuva intensa. Mas... não ficámos intimidados.





Gostei da cidade e fiquei deveras surpreendida, encantada, fascinada com o National Museum os Scotland. Confesso que excedeu as minhas expetativas. Também a 
Catedral, A National Gallery of Scotland... 


É uma cidade cheia de história e atividades culturais. Contudo... não a achei muito bonita. 

E... foi assim que acabou a última noite... num pub (uma noite mais...):





quinta-feira, 28 de junho de 2012

Escócia - Castelo de Glamis

Ainda o Castelo de Glamis e as suas lendas...


Este castelo está cheio de lendas, algumas delas bem interessantes e outras aterrorizantes...! Até se fala de fantasmas... Se nós os vimos...? Pois... que os há, há!!!!





Well, welll... esta é uma janela que está gradeada no exterior. No interior... não se vê. E está na sala onde se passou a lenda do jogo às cartas com o diabo. Mas fala-se de outras lendas: a do Monstro de Gladis e a da Dama de Cinza.

Também foi neste castelo que, na peça de Shakespeare - Macbeth -, residia o personagem principal e onde acabou por ser assassinado.

Um castelo cheio de lendas e símbolos. Bonito e com uns jardins fantásticos.


Nestes jardins encontrei estátuas, árvores, plantas... tudo numa perfeita harmonia.

Escócia - Inverness

Enquanto em Lisboa se celebrava a noite de Sto. António, nós chegámos a Inverness. E também celebrámos o nosso santo padroeiro com o "material" diligentemente levado de Lisboa. 
Tal como o nome sugere... estava quase inverno: frio, muito frio. Mas nem isso nos desanimou. Achei a cidade bastante agradável. As pessoas também.












Escócia -- Castelo de Glamis

Ao chegarmos ao Castelo de Glamis veio-me à memória a nossa viagem pelos castelos do Loire. Algumas semelhanças...































Neste castelo viveu a Rainha Isabel - Rainha Mãe - a infância.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma notícia a propósito...

... do Ness...


Veio publicado no DN de 26 deste mês. Afinal... parece que há quem acredite...


Escócia - Nessie...

Bem, tenho de confessar um segredo: EU VI O NESSIE!!! Como...? Pois encontrei um yellow submarine, não resisti e... meti-me lá dentro. 




Fui até bem longe, lá no dito lago. Andei para trás e para a frente e ele estava todo aperaltado à minha espera. De boina e tudo!!! Deixou-se fotografar sem qualquer incómodo ou vedetismo.O tipo foi simpático. Reconheço...


Escócia - Loch Ness

Este foi um dos momentos mais altos da viagem: o encontro com ele. Sim, o Ness (Nessie para os mais íntimos)!

Não sei se foi por chegarmos um pouco atrasados ao encontro ou porque (segundo me constou...) ele é um pouco tímido... não apareceu. Deixou-se ficar, quietinho, lá debaixo das águas do Loch Ness.

Ficou desculpado. Aproveitámos e visitámos o Castelo de Urquhart.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Escócia - Ilha de Skye

O Castelo Eilean Donan
O nome deste castelo tem origem galaica. Diz-se (e há quem acredite...) que no séc. VII o Santo Donan viveu aqui como eremita. O castelo está localizado numa ilha próximo de Dornie, nas Highlands.
Já foi uma fortaleza jacobita e destruído em 1719 por navios de guerra ingleses. No séc. XX  foi restaurado (a restauração terminou em 1932).

Escócia - Ilha de Skye

Mais uma vez... foi por um triz apanharmos o ferry. Chegámos poucos minutos antes, mas... conseguimos. Esta foto foi tirada à partida para a Ilha de Skye.



A  Ilha de Skye é a segunda maior ilha da Escócia: tem 1700 quilómetros quadrados. As montanhas são fabulosas para se fazer caminhadas ou escalar. Tem praia. Tem muita natureza agreste. Chegámos até lá de ferry e saímos... pela ponte.


A cidade principal chama-se Portree. É um porto muito colorido e cheio de restaurantes bem típicos. Cheios de gente e onde, se não chegarmos por volta das 18:30 ..., já vai ser difícil jantar. Aliás, por toda a Escócia é o mesmo!












Uma casinha típica...


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escócia - Saint Andrews

Ainda Saint Andrews... 
A universidade - King's College - é composta por vários pólos (colégios) Este é o de Antropologia...

Depois... também o desporto preferido: golfe. Campo de elite... 











...para gente de elite...

Escócia -- Saint Andrews

Em Saint Andrews estuda-se e... joga-se golfe!


Mas... não só. Tem um castelo: o Castelo de St. Andrews que se encontra situado bem junto ao mar. Em tempos foi a residência de bispos e arcebispos de St. Andrews. 



O castelo foi destruído durante as Guerras da Independência e posteriormente reconstruido, mas atualmente está em quase ruínas







Depois ainda há a Catedral de St. Andrews que foi fundada em 1158 e a construção demorou cerca de um século. Construída em estilo românico mas hoje... apenas existe a torre quadrada que tem trinta e três metros de altura (uma aventura ir até lá acima...)









domingo, 24 de junho de 2012

Escócia - Castelo de Stirling


Bem lá no alto... entre os Ochil Hills e Campside Fells: a cidade de Stirling cresceu à volta do Stirling Castle.

Em consequência da sua localização estratégica, o castelo desempenhou um importante papel na História da Escócia desde os primeiros tempos. Foi sitiado e atacado pelo menos 16 vezes. Das suas muralhas veem-se as planícies onde se travaram três batalhas que decidiram os destinos do reino. (além duma quarta disputada alguns quilómetros mais a norte), como:
Entre o ano 1100  (+/-) e 1685, o Stirling Castle foi uma das principais residências dos reis e rainhas escoceses e foi o local de reunião da Corte. A partir daí e até 1964 foi quartel-general dos regimentos das Argyll Sutherland Highlanders.


Este foi um dos meus preferidos... 





Neste Castelo encontrei muitos recantos fascinantes e até... um bobo (da corte...):